Procurar Notícia


Pão ou tapioca? Qual é o melhor para a saúde?

Para reduzir o consumo de carboidratos, muita gente prefere evitar pães (e outras massas) e dar preferência a receitas com tapioca nos lanches. Mas será que essa escolha é realmente a mais acertada em termos nutricionais? Afinal, qual alimento é melhor para a saúde: pão ou tapioca? Para responder essa questão, é importante levar em conta uma série de fatores, inclusive o objetivo de cada pessoa em sua rotina de alimentação.
Qual é melhor: pão ou tapioca?

Para escolher entre pão ou tapioca da melhor maneira possível, o mais indicado é levar em conta os nutrientes que cada um oferece e, a partir daí, optar pelo que melhor atende a sua alimentação. Caso o objetivo seja ter uma alimentação mais rica, a melhor alternativa é com certeza o pão integral, que tem um teor mais alto de fibras, minerais e outros nutrientes. Mas, para montar um cardápio realmente equilibrado, o ideal é recorrer à ajuda de um nutricionista – que pode, inclusive, conseguir conciliar o pão e a tapioca no mesmo plano alimentar.

Pão integral é mais nutritivo, sendo uma fonte maior de fibras, proteínas e minerais

Em comparação com a tapioca, o pão integral acaba se destacando em termos nutricionais. Isso porque ele tem um teor mais alto de fibras alimentares – nutrientes que garantem saciedade, auxiliam na digestão, no controle do índice glicêmico e do colesterol. Além disso, o pão integral também fornece uma quantidade bem maior de proteínas e minerais como cálcio, fósforo e potássio, que são essenciais para fortalecer os músculos e ossos.

A Taeq, em especial, tem uma linha de pão de forma 100% integral que é perfeita para quem faz exercícios regularmente e precisa perder peso. Esse pão é feito com farinha integral (não utiliza nenhuma farinha refinada) e apresenta um teor mais alto de fibras e minerais.
Tapioca é fonte de carboidratos, poucas vitaminas, minerais e não contém glúten

A tapioca também tem suas vantagens e pode render combinações saborosas com recheios salgados e doces – queijos, tomates, pastinhas, frutas com mel e por aí vai. No entanto, em termos nutricionais, ela é considerada inferior ao pão integral.

A grande vantagem da tapioca é que, por ser fonte de carboidratos, ela fornece energia para o corpo. Mas, por ter uma quantidade muito pequena de vitaminas (como as do complexo B), fibras e alguns minerais, ela precisa ser combinada com recheios mais nutritivos e saudáveis.
Aposte em recheios pouco gordurosos e mais nutritivos

É possível incluir tanto o pão integral quanto a tapioca na rotina de alimentação. Mas, para preparar lanches saudáveis, é indispensável que você também pense em recheios mais lights. Em vez de usar queijos muito gordurosos, por exemplo, o ideal é optar por alternativas mais leves, como o cottage ou a ricota.

Também é possível apostar no requeijão light, combinações de tomates cereja com orégano, pastinhas light de frango ou atum. A tapioca, em especial, combina superbem com recheios doces – você pode fazer um mix de banana com canela, pasta de amendoim integral (que é rica em proteínas) ou frutas vermelhas com mel, por exemplo. Dessa forma, é possível fazer um lanche saudável e nutritivo, seja com pão integral ou tapioca. (Conquiste sua Vida)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*