Procurar Notícia

Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: ‘Rolo compressor’, diz subsecretária

A Bahia amanheceu nesta quinta-feira (18) com 435 pessoas que esperavam por regulação para leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19, segundo informações da subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim. A situação foi denominada por ela como um “rolo compressor”.

“Hoje amanhecemos com 435 pessoas na fila. É um rolo compressor, a gente fala que estamos enxugando gelo, porque é muita gente procurando serviço de saúde e eles estão corretos, precisam buscar. Quanto mais precoce a gente conseguir cuidar dessas pessoas melhor, mas o número de leitos, por mais que estejamos abrindo mais leitos, já chegamos a mais de 3.200 leitos entre UTIs e clínicos, mais de três mil leitos de UTI, fora os 36 leitos de UTI pediátrico. Está difícil, momento muito crítico”, disse a subsecretária.

De acordo com Tereza Paim, os pacientes esperavam entre 12 e 18 horas por regulação na primeira onda. Agora, a espera triplicou, e tem pacientes que aguardam entre 36 e 48 horas por atendimento.

“Na 1ª onda, eles esperavam mais ou menos 12 horas, no máximo 18 e todos estavam acomodados nos leitos específicos. Hoje a gente ultrapassa 36, 48 horas muitas vezes”. (Fonte: G1/Bahia)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*