Procurar Notícia


6 alimentos ricos em catequinas, substâncias com forte ação antioxidante

No universo dos antioxidantes, existem diversas moléculas (como os flavonoides e polifenóis) que apresentam ação antienvelhecimento e anti-inflamatória. As catequinas, por exemplo, são fitonutrientes pertencentes ao grupo dos polifenóis que combatem a ação dos radicais livres e garantem certa proteção cardiovascular. Aqui, nós preparamos uma lista de alimentos ricos em catequinas que podem (e devem) ser incluídos na dieta. Vale a pena conferir!
1. Uva tem alto teor de água e antioxidantes

Além de ser uma fruta que tem um alto teor de água (tendo ação detox e diurética), a uva também é rica em fibras, vitaminas e, especialmente, em catequinas – importantes compostos antioxidantes. O vinho tinto e o suco de uva, inclusive, são bebidas que apresentam grande quantidade de catequinas e, por isso, fazem bem para a saúde do coração e da pele – desde que sejam consumidos com parcimônia.
2. Morango é fonte de vitaminas e compostos polifenóis

Você sabia que o morango também tem uma boa concentração de catequinas? Além de fornecer vitaminas A, C, do complexo B e minerais importantes, essa fruta tem compostos polifenóis que fortalecem a imunidade e ajudam no funcionamento do sistema cardiovascular. Uma boa dica é incluí-la no preparo de sucos, mousses, vitaminas, saladas de frutas ou então consumi-la in natura.
3. Amora-preta tem alto teor de catequinas, quercetinas e outros antioxidantes

Assim como o morango, também pertencente ao grupo das frutas vermelhas, a amora é considerada uma boa fonte de catequinas e de outros compostos antioxidantes (como epicatequina, miricetina e quercetina). Essa frutinha ainda é rica em ferro, fósforo, cálcio, fibras e ajuda a manter o sistema digestivo e a imunidade sempre fortalecidos. Vale destacar que a amora-preta é a versão que mais contém catequinas em sua composição.
4. Pêssego é rico em compostos fenólicos e faz bem para o coração e o cérebro

Muito usado no preparo de compotas e geleias, o pêssego é uma fruta rica em compostos fenólicos, como as quercetinas, catequinas e antocianinas. Por isso, ele ajuda a combater a ação degenerativa das células (tem ação anticâncer) e é fonte de outros nutrientes indispensáveis para os sistemas nervoso e cardiovascular.
5. Cacau tem ação anti-inflamatória, antioxidante e fornece triptofano

O cacau é conhecido por ter uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória, além de fornecer triptofano (aminoácido precursor da serotonina), que ajuda no controle do humor. Chocolates mais amargos, de uma forma geral, são ótimas fontes de catequinas e outros compostos fenólicos, pois contêm uma concentração maior de cacau e podem ser usados no preparo de sobremesas mais saudáveis.
6. Chá verde é rico em catequinas e tem ação termogênica

O chá verde, para quem não sabe, tem uma grande concentração de polifenóis (em especial, as catequinas) e apresenta uma ação termogênica – isto é, ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, contribui para a queima de gordura corporal. Esse tipo de chá tem efeito detox, melhora a imunidade, combate a ação oxidantes dos radicais livres e é bem simples de preparar. Uma boa dica é incrementar essa bebida com limão ou até mesmo gengibre – dois ingredientes ricos em vitaminas e antioxidantes.

Obs.: Existem outros alimentos ricos em catequinas que também podem ser incorporados à sua dieta, como cereja, maçã e até mesmo o chá preto (que tem propriedades semelhantes às do chá verde). (Conquiste sua Vida)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*