Procurar Notícia


PIS/Pasep vai ser pago em poupança digital da Caixa; Veja como receber

Trabalhadores que têm direito ao PIS 2020/2021 poderão receber o benefício através da conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal. Desde o dia 8 de dezembro, o banco adotou essa forma de pagamento para quem não possui conta corrente ou poupança.

O abono salarial é destinado ao profissional que exerceu atividade com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018 e/ou 2019, e que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês. Além disso, é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos, e o empregador tem que ter informado os dados no sistema do governo.

O valor do abono varia conforme o tempo de trabalho, e pode chegar até um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020). A pessoa que trabalhou o ano todo recebe um salário mínimo. Já quem trabalhou apenas um mês, por exemplo, ganha o valor proporcional a 1/12 do salário mínimo, que hoje equivale a R$ 87,08.

Como funciona o depósito na poupança digital?

Os beneficiários não precisam comparecer às agências para solicitar a abertura da poupança digital. Isso porque o processo é automático e gratuito. O dinheiro poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para sistemas Android e iOS.

Para quem possui conta na Caixa, os depósitos serão feitos nas contas existentes. O recurso poderá ser movimentado com o cartão da conta ou pelo internet banking e aplicativo da Caixa.

Já nos casos em que o valor do abono salarial não possa ser pago por meio das contas existentes ou na poupança digital, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e a senha pessoal nas casas lotéricas, terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco.

Vale lembrar, entretanto, que o Pasep (destinado a servidores públicos) é pago por meio do Banco do Brasil.

Calendário PIS

O pagamento segue o mês de nascimento dos beneficiários do PIS (funcionários de empresas privadas) e o número de inscrição no Pasep (servidores públicos).

A Caixa informou que o saque do abono referente a 2019/2020 seguirá o calendário de pagamento do abono salarial de 2020/2021. Nos dois casos, o valor poderá ser retirado até o dia 30 de junho de 2021. Vejas as datas.
Poupança Social Digital Caixa

A conta foi criada para facilitar o pagamento do auxílio emergencial. No entanto, o governo decidiu ampliar o uso para o recebimento de outros benefícios sociais e previdenciários. De acordo com a Caixa, a mudança trará mais controle sobre o dinheiro aos beneficiários já que não serão mais obrigados a sacar o valor total.
(Edital Concursos do Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*