Procurar Notícia


Projeção de queda no PIB Baiano em 2020 é reduzida; recuo previsto é de 3,7%

Após a divulgação dos dados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), do PIB Baiano no terceiro trimestre de 2020, com um crescimento de 4,7% (comparado ao segundo trimestre de 2020), as projeções para queda da atividade econômica no Estado este ano mudaram para -3,7%. Antes, as previsões feitas após o segundo trimestre variavam no intervalo de -6,5% a -5,5%.

Ainda segundo o levantamento do SEI, esse cenário contempla que as perspectivas para o quarto trimestre do ano em curso é de um crescimento modesto em relação ao terceiro e ainda negativo comparado ao mesmo período de 2019, mas com uma piora menor, caso a pandemia não se agrave.

Os dados sobre a atividade econômica do estado revelam que a melhora não foi mais acentuada devido à desaceleração do setor de serviços que representam quase 70% do PIB baiano. Este foi o terceiro trimestre consecutivo com retração neste setor, que sofreu mais porque foi paralisado temporariamente mais rápido.

Com diversos tipos de negócios e necessidade de investimentos mais baixos, o setor de serviços é o que mais sofre com a restrição das atividades, comparado às empresas que trabalham com produtos. O setor é caracterizado por atividades bastante heterogêneas e é considerado o de maior empregabilidade tanto no estado quanto no país.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*