Procurar Notícia

Frutas para anemia: 7 opções ricas em ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes para o bem-estar do nosso organismo. Presente na carne vermelha, no feijão, na beterraba e em diversos alimentos, a substância é conhecida por ser responsável pela formação da hemoglobina e, se estiver em níveis muito baixos, pode provocar o desenvolvimento de quadros anêmicos. Então, para te ajudar a evitar a deficiência do mineral no corpo – e tornar a dieta mais colorida e diversificada -, nós preparamos uma lista com 7 frutas ricas em ferro. Confira!

1. Limão é uma fruta rica em ferro e em vitamina C

O limão possui o combo perfeito para prevenir o desenvolvimento de quadros anêmicos. Isso porque, além de ser fonte de ferro, ele é rico em vitamina C – nutriente importante para o processo de absorção do mineral no organismo. Por ser altamente nutritivo, o limão é considerado uma fruta cítrica poderosíssima para a saúde.

2. Maracujá possui ferro e outras propriedades nutritivas

O maracujá possui 0,6 mg de ferro a cada 100 g do alimento. Assim como o limão, ele é uma fruta mais ácida e ajuda na absorção do ferro no organismo por ser rico em vitamina C. Além desses nutrientes, a fruta é fonte de fibras, antioxidantes, vitamina A, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e possui propriedades calmantes, sendo indicado para o preparo de sucos e chás medicinais.

3. Morango contém ferro, fibras e antioxidantes

O morango possui 0,8 mg de ferro em uma única porção de 100 g da fruta. Ele é rico em fibras, antioxidantes (como o betacaroteno e a antocianina) e vitamina C. Por isso, inclusive, consegue potencializar a absorção do ferro no corpo, facilitando o transporte de oxigênio para as células e a produção de hemoglobinas.
4. Coco é fonte de ferro e também é um superalimento

Com aproximadamente 1,7 mg de ferro em apenas 100 g da fruta, o coco é uma excelente fonte do mineral. Por ser considerado um superalimento, ele também é rico em outros nutrientes muito importantes para a saúde, como cálcio, potássio, antioxidantes e vitaminas A, C e do complexo B.
5. Uva-passa é rica em ferro e em propriedades que facilitam a digestão

Pertencente ao grupo das frutas secas, a uva-passa é outra opção que poder oferecer boas doses de ferro ao organismo. Além de ajudar a prevenir anemia, a fruta é conhecida por facilitar o trânsito intestinal, prevenindo também a constipação e possíveis dores no estômago.
6. Ameixa seca é fonte de ferro, potássio, magnésio e outros nutrientes

Fonte de ferro, potássio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas e antioxidantes, a ameixa seca oferece diversos benefícios para o organismo. Ela ajuda a melhorar a digestão, contribui para a produção de hemoglobinas e ainda é benéfica para a saúde dos olhos, devido à presença de vitamina A.
7. Damasco ajuda a suprir 8% das recomendações diárias de ferro

Muito usado no preparo de geleias, sucos, saladas e molhos, o damasco seco consegue suprir 8% das recomendações diárias de ferro – basta consumir apenas ¼ xícara de chá da fruta. Graças aos seus nutrientes, o damasco ajuda a combater a anemia, é benéfica para a saúde dos olhos e da pele e ainda possui substâncias que inibem o desenvolvimento de células cancerígenas.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*