Procurar Notícia

7 chás de semente que são ótimos para o seu organismo

Você já tentou usar sementes de frutas e plantas para fazer chás medicinais? Muita gente não sabe, mas não são apenas as folhas e flores que são ricas em antioxidantes e outras substâncias terapêuticas. O ideal, inclusive, é sempre aproveitar os vegetais integralmente (incluindo as cascas e sementes) para preparar saladas, chás, sucos e diferentes receitas no dia a dia. E, para que você aprenda a fazer bebidas mais nutritivas e saudáveis, nós listamos 7 opções de chás de semente que fortalecem a imunidade, auxiliam na digestão e fazem bem para o organismo como um todo. Confira!

1. Chá de semente de melancia

As sementes de melancia são ricas em ômega 3 e 6 – ácidos graxos essenciais que ajudam na saúde do coração. Além disso, elas têm propriedades diuréticas e antioxidantes responsáveis por evitar o acúmulo de líquidos (reduzindo inchaços) e fortalecer a imunidade. A parte interessante é que esse chá pode ser consumido tanto quente quanto gelado. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 1 colher de sobremesa de sementes de melancia


– 500 ml de água

Primeiro, coloque a água para ferver. Nesse tempo, aproveite para amassar levemente as sementes (para que elas soltem o óleo). Quando a água estiver borbulhando, apague o fogo e jogue as sementes. Tampe e espere cerca de 1 hora. Depois, basta coar, levar à geladeira (caso queira tomar gelado) e prontinho!

2. Chá de semente de girassol

Além de ser usada em receitas de saladas, pães e bolos caseiros, a semente de girassol também é ótima para o preparo de chás medicinais. Por ser fonte de fibras, antioxidantes, magnésio e triptofano (aminoácido precursor da serotonina), ela ajuda muito no controle do colesterol, do índice glicêmico e na melhora do humor (amenizando sintomas de estresse e ansiedade, por exemplo). Esse chá é feito geralmente a partir da farinha das sementes e costuma ser consumido ainda quente.
Ingredientes

– 1 colher de sopa cheia de farinha de sementes de girassol

– 500 ml de água

Você deve começar preparando a farinha de sementes de girassol (que também é ótima para fazer massas caseiras). Coloque-as em uma assadeira e leve para o forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Depois, bata-as no processador e reserve. Leve a água para ferver em uma leiteira e, quando começar a formar pequenas bolhas, apague o fogo. Insira a farinha, misture, tampe e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber.

3. Chá de semente de abóbora

O chá de semente de abóbora se destaca por ajudar no combate à anemia, na saúde do coração e do sistema digestivo (amenizando dores de barriga, por exemplo). Isso porque as sementes de abóbora são fontes de ferro, magnésio, gorduras benéficas, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. A nossa dica é preparar o chá e beber logo em seguida (ainda quente) para usufruir melhor de todos os benefícios.
Ingredientes

– 1 colher de sopa de farinha de sementes de abóbora

– 500 ml de água

Comece preparando a farinha de semente de abóbora. Para isso, leve-as para assar no forno preaquecido a 180°C por 20 minutos e, depois, triture no processador. Leve a água para o fogo e, quando estiver fervendo, jogue a farinha, tampe a panela e apague o fogo. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e beba em seguida.

4. Chá de semente de abacate

Caso você não saiba o que fazer com a semente do abacate, a nossa dica é apostar em receitas de chás e sucos detox. Além de ser fonte de gorduras benéficas, essa semente é rica em substâncias antioxidantes, que fazem bem para a saúde da pele e da imunidade, e também em fibras e até proteínas. Geralmente, esse chá é feito a partir do pó obtido das sementes assadas e trituradas.
Ingredientes

– 1 colher de sopa de farinha de semente de abacate

– 500 ml de água

Primeiro, corte as sementes do abacate em pedaços menores e, então, leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Depois, leve ao processador para formar o pó (que também pode ser usado em vitaminas e smoothies). Coloque a água para ferver e, quando começar formar pequenas bolhas, apague o fogo, jogue o pó das sementes, tampe a panela e espere 10 minutos. Depois é só coar e servir nas xícaras.

5. Chá de semente de cominho

Que tal preparar um chá medicinal usando sementes de cominho? Essa especiaria, para quem não sabe, é ótima para dar mais sabor a pratos salgados, como molhos, risotos, carnes e massas. O chá dessa semente se destaca por ser bem aromático, é muito indicado para tratar gases, diarreias e dores abdominais, além de ter um alto teor de antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde da pele, dos cabelos, unhas e do sistema imunológico.
Ingredientes

– 2 colheres de sopa de sementes de cominho

– 500 ml de água

Para preparar, coloque a água para ferver em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, apague o fogo. Joque as sementes de cominho, apague o fogo e, então, tampe a panela e espere uns 10 minutos. Depois é só coar e beber!

6. Chá de sucupira

As sementes de sucupira (encontradas em uma árvore nativa da América do Sul) se destacam por ter substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes que ajudam a tratar dores de garganta e até artrite a longo prazo. O chá de sucupira é um dos mais indicados para tratar dores crônicas e deve ser consumido preferencialmente logo após o preparo.
Ingredientes

– 3 sementes de sucupira

– 500 ml de água

Para começar, amasse as sementes para que elas soltem o óleo. Depois, coloque a água na panela e jogue as sementes em seguida. Quando começar a borbulhar, apague o fogo e espere mais 5 minutos. Depois é só coar e servir nas xícaras.

7. Chá de endro

Além de preparar um chá com as folhas de endro, você também pode usar as sementes da planta para fazer uma bebida ainda mais terapêutica. Essas sementes têm propriedades calmantes (indicadas para amenizar sintomas de estresse e ansiedade), anti-inflamatórias e até laxativas. Ou seja, ajudam a tratar constipação intestinal e também amenizam dores de cólicas.
Ingredientes

– 1 colher de sopa cheia de sementes de endro

– 500 ml de água

Coloque a água para ferver e, quando começar a borbulhar, apague o fogo e despeje as sementes de endro. Tampe a panela e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Para finalizar, basta coar a bebida e servir em seguida. Prontinho! (Conquiste sua Vida)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*