Procurar Notícia

Os alimentos que ajudam a engravidar por aumentarem a sua fertilidade

Você sabia que ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, é uma das principais recomendações médicas para as mulheres que desejam engravidar? Pois é, além de serem fundamentais para manter o corpo saudável, os nossos hábitos alimentares também podem estar relacionados com a fertilidade. Para entender melhor essa relação, nós conversamos com a nutricionista Gabriela Sant’anna, que indicou 6 alimentos que ajudam a engravidar por aumentarem a fertilidade da mulher. Dá uma olhada!
Alimentação pode influenciar na fertilidade

De acordo com a nutricionista, “a reprodução é um acontecimento natural e extremamente complexo se observarmos os diversos eventos envolvidos nesse fenômeno. Órgãos e hormônios como útero, tuba uterina e ovários devem estar em perfeito equilíbrio e harmonia para regular toda a produção hormonal envolvida com o perfeito funcionamento do sistema reprodutor feminino”.

Dessa forma, a alimentação saudável pode contribuir (e muito!) para a fertilidade da mulher. “Para gerar uma nova vida, nós precisamos de pais nutricionalmente equilibrados – tanto no aspecto de aumentar a chance de engravidar quanto para manter a gestação e principalmente gerar um bebê saudável”, explica a especialista.
Alguns hábitos alimentares também podem tornar a mulher mais fértil

Segundo a especialista, as taxas de infertilidade feminina e masculina vêm aumentando cada vez mais nos últimos anos – assim como o número de partos prematuros e abortos espontâneos. Mas será que os hábitos alimentares também podem afetar a gravidez?

De acordo com Gabriela, a infertilidade da mulher se deve a uma série de fatores. “O aumento do consumo de alimentos industrializados, ultra processados e refinados; o consumo de substâncias químicas artificiais utilizadas em larga escala pela indústria alimentícia – tais como corantes, conservantes, aromatizantes e flavorizantes; casos de estresse e ansiedade, bem como a redução das horas de sono de boa qualidade; sobrepeso e obesidade; o aumento do consumo de álcool, açúcar, refrigerantes, cafeína e outros antinutrientes; a maior exposição e consumo de alimentos com agrotóxicos; sedentarismo e tabagismo são alguns dos fatores que podem contribuir para a infertilidade”, afirma.

Pode parecer um pouco assustador, mas a boa notícia é que há sim como reverter esse quadro. Para a especialista, “a estratégia nutricional ideal para melhorar a fertilidade deve ser individualizada, na qual serão identificados as principais carências e deficiências nutricionais através de exames, sintomas e sinais, assim como os demais pontos que devem ser trabalhados e modificados”.
1. Alimentos frescos, naturais e orgânicos (como frutas e vegetais verdes) são muito indicados

Segundo Gabriela Sant’anna, vegetais verdes como brócolis, rúcula, couve, agrião, espinafre, escarola e alface, além de legumes como cenoura, abóbora, chuchu, beterraba, abobrinha, berinjela, tomate e cebola são extremamente indicados para as mulheres que desejam engravidar.
2. Inhame tem propriedades que modulam a produção de hormônios femininos

Você sabia que o inhame pode ser essencial para a fertilidade da mulher? A explicação é que entre as propriedades do alimento há um fito-hormônio chamado diosgenina, que é responsável por modular a produção de hormônios femininos como a progesterona e o estradiol.
3. Cereais e leguminosas, como grão-de-bico, ervilha e pistache também ajudam na fertilidade

Outros alimentos que contribuem para o sucesso da gravidez são cereais integrais como arroz, aveia, linhaça, gergelim, centeio, cevada e trigo. Além deles, a nutricionista alerta que leguminosas como feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas e soja em grãos também fazem parte da lista e são ricos em fibras, vitaminas e muitos outros nutrientes.
4. Azeite de oliva deve ser uma das principais fontes de gordura

Por serem um tipo de gordura saudável, os óleos vegetais como azeite de oliva, gergelim e girassol devem ser uma das principais fontes de gordura das mulheres que estão no processo de gravidez. Eles ajudam a proteger o organismo e ainda possuem um efeito termogênico que beneficia o metabolismo da mulher.
5. Peixes e frutos do mar são ricos em nutrientes importantes para quem quer engravidar

Reduzir o consumo de carne vermelha e incluir peixes e frutos do mar na alimentação também contribui para aumentar a fertilidade. Alimentos do mar são ricos em vitaminas do complexo B, ômega 3 e ácidos graxos, que beneficiam o organismo da mulher.
6. Oleaginosas são fontes de ômega 3

Oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs também são fontes de ômega 3 e podem trazem benefícios como a síntese hormonal, a obtenção de gorduras saudáveis e o auxílio no controle dos níveis de colesterol.

Além de enriquecer a alimentação com esses alimentos, a nutricionista afirma que fazer atividades físicas no processo de gravidez, manter o IMC (Índice de Massa Corporal) adequado e tomar sol diariamente por 15 a 20 minutos para melhorar as taxas de vitamina D também é essencial para estimular a fertilidade. (conquistesuavida)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*