Procurar Notícia

Obesidade está entre doenças crônicas que colocam pessoas em grupo de risco do coronavírus

A obesidade está entre as doenças crônica que colocam pessoas no grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a vítima mais jovem a falecer no Brasil com a doença foi um jovem de 23 anos do Rio Grande do Norte, que era obeso e morreu no último dia 31 de março.

Causada principalmente pela alimentação inadequada ou excessiva (quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética), a obesidade também pode ocorrer por fatores genéticos ou até psicológicos como o estresse, ansiedade, depressão, que podem desencadear a compulsão alimentar.

“A melhor maneira de se prevenir, além dos cuidados gerais com a hipertensão, diabetes, hipercolesterodemia, entre outros, é estar atento à ingestão de alimentos saudáveis, ricos em proteínas, fibras e sais minerais e pobres em açúcar e gorduras. A ingestão de uma boa quantidade de água é desejável, além da realização de atividade física de rotina”, aconselha o diretor de comunicação da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Joaquim Prado de Moraes Filho.

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2019, 2,3 bilhões de pessoas no mundo estão com sobrepeso ou obesidade. No Brasil, a estimativa é que 55,7% dos brasileiros estavam obesos em 2018, data da publicação da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, divulgado em julho de 2019. (BN)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*