Procurar Notícia

Como fortalecer o sistema imunológico depois dos 60

Depois dos 60 anos, hábitos alimentares, gostos e aversões podem mudar; as refeições podem ser feitas em horários diferentes, o paladar alterar e o apetite diminuir. E remédios podem dificultar a absorção de alguns nutrientes, resultando na perda de vitaminas e minerais. Nenhuma dessas mudanças precisa ser um problema. Mas é cada vez mais importante selecionar os alimentos a fim de melhorar o sistema imunológico. Confira abaixo como fortalecer o sistema imunológico:
Derrote os radicais livres

Radicais livres são subprodutos normais do metabolismo, mas podem perturbar o funcionamento de células saudáveis e suprimir o sistema imunológico se não forem controlados.

Consuma mais antioxidantes como as vitaminas A, C e E, bem como compostos chamados flavonoides. As frutas cítricas fornecem vitamina C, que aumenta a capacidade do sistema imunológico de matar vírus e bactérias.

Outras frutas e hortaliças alaranjadas e verde-escuras fornecem betacaroteno, convertido em vitamina A, que mantém saudáveis a pele e as mucosas que revestem as vísceras. Abacate, nozes, germe de trigo, sementes, óleos de sementes e gema de ovo contêm vitamina E, que aumenta a resposta do corpo a germes invasores.
Consuma Zinco

Mesmo uma leve deficiência de zinco – que é bastante comum à medida que você envelhece – pode prejudicar sua função imune e deixá-lo mais propenso a infecções. Crustáceos, sementes de abóbora e pão integral são alimentos ricos em zinco, bem como os pinhões. Cientistas indianos confirmaram aquilo em que muitas pessoas já têm plena confiança: os suplementos de zinco reduzem a duração e a gravidade do resfriado comum quando tomados dentro de 24 horas a partir do início dos sintomas.
Não se esqueça do Ferro

O baixo teor de ferro afeta negativamente o sistema imunológico porque reduz a atividade das células brancas. Carne vermelha, fígado, gema de ovo, legumes e verduras verde-escuras são boas fontes. E confira também 6 maneiras de melhorar sua absorção de ferro!
Levante o copo

Para acompanhar todos esses alimentos que aumentam a imunidade, beba uma taça de vinho. A ingestão moderada aumenta os níveis de Imunoglobulina A.

Se você não sabe como escolher um bom vinho ou harmonizá-lo com a comida, confira:
Tome cuidado com a gordura

Uma dieta com alto teor de gorduras saturadas pode afetar o sistema imunológico. Opte por gorduras mais saudáveis – encontradas em peixes oleosos como salmão e atum. Experimente cozinhar com óleo de linhaça e de nozes.
Consuma Fibras

Dezoito gramas de fibras, no mínimo, aceleram a velocidade com que os dejetos passam pelo corpo, reduzindo o tempo de contato de quaisquer substâncias causadoras de câncer. Uma análise de 25 estudos confirmou que uma alta ingestão de fibras, em particular fibras de cereais e grãos integrais, estava associada a um risco reduzido de câncer colorretal.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*