Procurar Notícia

Quer se preparar para o Enem e os vestibulares desde já? Saiba como

Apesar de ainda estarmos no início do primeiro semestre já está na hora de começar a preparação para as provas no final do ano do Enem e dos vestibulares. Quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para se dedicar aos conteúdos e ganhar segurança para encarar esse desafio.

Para tornar seu dia a dia mais produtivo e te ajudar a decidir o que deve ser feito nessa fase, conversamos com Marcelo Dias, coordenador do Curso Etapa, e André Freitas, coordenador do Sistema de Ensino pH. 

Em primeiro lugar, já comece a pensar na estratégia que irá adotar ao longo do ano. “Ele vai fazer um curso preparatório de período integral ou parcial? Presencial ou online? Quais matérias deve focar? Essas são perguntas que ele precisa saber responder”, explica André. 

Além disso, já prepare o seu ambiente de estudo, tirando todos aqueles materiais que foram utilizados ou não no ano anterior. E isso envolve os livros que vai usar, as listas de exercícios que não foram feitos e os textos que não foram lidos. Tudo isso deve ser deixado em um espaço diferente do ambiente de estudos, que precisa ser novo para passar a percepção de recomeço. 

Uma rotina bem estruturada também faz toda a diferença, segundo o especialista. Mas ela pode variar de pessoa para pessoa. “Há quem renda melhor em períodos diferentes do dia ou em lugares diferentes. Isso não importa desde que o estudante tenha uma rotina estabelecida. Ele precisa traçar objetivos e marcos durante o ano, para que a preparação seja a mais adequada de acordo com a vida dele”, diz.

“O estudante que já está pensando em se preparar deve fazer um relatório de erros, pontuando onde acha que pode melhorar”, diz Marcelo. A partir disso, ele deve definir os aspectos que mais merecem atenção ao longo do ano. É importante saber, por exemplo, se seus estudos rendem mais quando você se dedica à tarde ou à noite. 

Ele ressalta a importância de tentar manter-se sempre motivado. “É o motorzinho que faz o estudante querer continuar. Mesmo que esteja um pouco mais desanimado, não se esqueça do seu sonho”, completa. 
Não deixe para se dedicar no segundo semestre

Para André, concentrar a preparação apenas no segundo semestre é um erro de quem não conhece o vestibular e tem a ilusão de que será possível a aprovação sem muito esforço. “Isso acontece muito com alunos que passam anos estudando e começam a despertar um sentimento muito forte de impaciência. Eles já imaginam que estudar durante 9 ou 10 meses já não vale mais a pena e estudam por menos tempo”, explica. 

Mas lembre-se: independentemente da quantidade de tempo, o vestibulando precisa começar o mais rápido possível a estudar para as provas, para antecipar imprevistos que podem acontecer ao longo do ano. Além disso, segundo Marcelo, o estudante que começa a se preparar antes tem mais tempo para amadurecer o aprendizado, podendo se aprofundar em um assunto mais complexo, fazer exercícios de diferentes níveis e revisar depois. Isso o permite resolver as questões com o verdadeiro nível de complexidade que o vestibular exige. (Guia do estudante)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*