Procurar Notícia

CURIOSIDADE: Como limpar e conservar prata

A prata que é usada em jóias puras ou até mesmo nas folheadas, se tratam de materiais muito delicados, por isso o cuidado deve ser redobrado com este tipo de objeto.
O cuidado redobrado não é apenas para que a joia dure mais tempo, mas para que possa usufruir da mesma sempre com o mesmo brilho e com a mesma aparência conservadora de como se estivesse acabado de comprar.
A oxidação da prata se trata um processo normal e natural, pois isso ocorre pela produção de componentes que aumentam a solidez. Porém fatores como o escurecimento e a falta de brilho não fazem com que a prata perca a sua qualidade.
A prata ela pode ser usada tanto em anéis, como em alianças de compromisso e também de casamento. Mas para que mantenha sempre o mesmo brilho é preciso que cuide tomando todas as medidas necessárias.

- Dicas para conservar a prata:
Para que o brilho da prata seja constante e não ocorra oxidação nenhum, o indicado é que guarde este material sempre em lugares secos e que não possui luz. A preferência é que ela esteja sempre guardada em sacos plásticos ou em caixinhas individuais de bijuterias ou jóias diferentes.
Torna-se importante saber que a água sanitária, a água oxigenada, a cola, as luvas em látex, os medicamentos, as pomadas, os perfumes, os alimentos, como ovos, cebola, maionese e até mesmo o próprio suor, pode fazer com que a prata escureça e perca brilho.

- Limpar a prata:
O brilho e a cor da prata podem ser recuperados com apenas alguns toques caseiros, que já são velhos, mas que realmente funcionam. Um dos truques mais conhecidos é a famosa pasta de dente.
Pois quando estiver com a prata escurecida, basta que despeje um pouco de pasta em um pano, e em seguida esfregue delicadamente o material de prata em cima, até que a sujeira saia completamente e o brilho volte.
Depois lave o material em água morna e procure um pano bem macio para enxugá-los. Outra maneira que predomina e muito é, despejar em um recipiente um litro de água, três colheres de bicarbonato, três colheres de sal e um pedaço de papel alumínio.
Existem também os líquidos limpa prata que podem ser bastante uteis. Nunca use buchas ou panos abrasivos para limpar pratas delicadas, pois o indicado é que use apenas uma flanela na hora de limpar, e também na hora de guardar.

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*