Procurar Notícia

Rui Costa e ACM Neto trocam afagos e ressaltam: “divergência politica a gente resolve nas eleições”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniram, nesta terça-feira (17/12), para inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial, no bairro de Armação. A construção foi realizada pela gestão estadual e será gerida pela prefeitura. Juntos, os dois visitaram os cômodos do Caps acompanhados de aliados, entre eles os secretários de Saúde municipal e estadual, Leo Prates e Fábio Vilas Boas, respectivamente.

“É importante para a cidade que essa parceria aconteça. Terão outras unidades básicas que a prefeitura vai assumir. Sempre fui defensor que Governo e Prefeitura pudessem trabalhar juntos, especialmente na questão do metrô ficou muito claro que nós não queremos adotar nenhuma atitude que pudesse prejudicar Salvador e aqui estamos com uma prova de maturidade, de responsabilidade política. Estou conversando com o Governo Federal, porque queremos aproveitar médicos cubanos, se puderem permanecer em Salvador, de maneira que possamos consistir plenamente nossas unidades. Claro, nós temos nossas divergências politicas, mas queremos o melhor para o povo, nós dois somos bem avaliados no Brasil e isso prova que pensamos, em primeiro lugar, nas pessoas”, ressaltou Neto.

Adotando a mesma linha, o governador falou da importância da parceria entre os dois poderes. “Salvador não pode estar subordinada a nenhum conflito político ou ideológico. O prefeito exaltar suas realizações não quer dizer que está ‘me cutucando’, ele tá comemorando seus feitos e isso é normal, serve para nós também. Temos que nos unir para resolver as questões do estado, a divergência politica a gente resolve nas eleições”, disse o governador.

Durante seu discurso, o secretário municipal Leo Prates falou de quando foi convidado pelo prefeito para assumir a pasta. “Me perguntaram se Neto estava me colocando lá para me dar uma rasteira e eu tenho certeza que não, existe uma relação de confianca desde os nossos 11 anos. Fico feliz de ter construído também uma excelente relação com o secretário estadual”.

Já Fábio completou, afirmando que nós próximos meses outras unidades serão feitas em parceria. “A cidade só tem a ganhar com essa parceria, que não se restringe a Salvador. O Governo do Estado está fazendo o mesmo nos demais municípios”.

NOVO CAPS

Construído por meio do Programa de Fortalecimento do SUS, o equipamento é uma unidade de saúde mental especializada no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes.

No total, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará cerca de 50 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e farmacêuticos. Serão feitos no Caps III 30 mil procedimentos por mês.

A unidade vai oferecer atendimentos individuais, visitas domiciliares, oficinas e grupos terapêuticos, bem como a entrega de medicamentos. Além disso, o serviço possui oito leitos para acolher pessoas que, por conta de sua situação de saúde, precisem de observação, tanto no período diurno quanto noturno.O novo serviço será implantado em duas etapas. Num primeiro momento, funcionará das 7h às 19h e, posteriormente, atuará com capacidade máxima de forma ininterrupta, em regime 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. (Varela)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*