Procurar Notícia

Dicas de como usar bicarbonato de sódio em casa

Conhecido como aquele ingrediente que deixa o bolo fofinho, o bicarbonato de sódio dispensa apresentações. Mas você sabia que ele é um excelente aliado para cuidar da casa, tendo mil e uma utilidades – inclusive na hora de lavar roupa, limpar a casa e até na cozinha?

Isso mesmo! E se o produto é barato, eficaz e facilmente encontrado em qualquer supermercado, aí é que não pode faltar na sua casa! O bicarbonato é uma excelente alternativa para resolver a limpeza de diversas áreas da sua casa, fazendo milagres que você nem imagina.

Ficou curioso? Então acompanhe nosso artigo e conheça os benefícios do bicarbonato de sódio e seus usos alternativos.

1. Remover odores

Sabe aquele cheirinho ruim que surge na geladeira de vez em quando? Elimine-o com uma solução simples de bicarbonato de sódio e água. Coloque a mistura em um recipiente e deixe-o em uma das prateleiras da geladeira. A solução vai absorver e neutralizar os odores.

Para limpar embalagens plásticas, como marmitas e jarras de suco, a receita é a seguinte: uma colher para meio litro de água morna e vinagre. Basta limpar com um pano úmido as paredes das embalagens e use o restante da mistura para limpar seu forno, geladeira e até máquina de secar louça.

2. Limpador Multiuso Leia mais...


Misture um pouco de bicarbonato de sódio com detergente e sal, aplique em pias, sanitários, paredes de azulejos, pisos, pavimentos, entre outros. Esfregue a mistura com um pano úmido e veja o efeito imediato. O legal dessa receita é que remove até as manchas mais difíceis, como de gordura nas paredes ou fogão e forno.

Por ser um anti-bactericida natural, dá pra limpar itens como tábua de carne, pia, cestos de lixo e até cascas de frutas. Para isso, use três colheres de bicarbonato e um litro de água e depois deixe de molho por duas horas.

3. Ralos

É fácil resolver o problema de mal cheiro em ralos e tubulações. Encha meio copo americano com bicarbonato e despeje o conteúdo do copo em ralos de pia, chuveiros, canos e deixe a água correr em cima. Pode fazer uma vez por semana que não tem erro.

4. Manchas de panela, inclusive queimadas

Esqueceu a panela no fogo e ela ficou toda queimada? Sem problema, o bicarbonato vai te salvar. Coloque a panela no fogo com duas colheres de bicarbonato, ½ colher de alvejante ou vinagre e uma xícara de água. Deixe a água ferver enquanto as partes queimadas se soltam. Depois basta lavar a panela como de costume.

5. Manchas de roupas e tecidos em geral

Para aquelas manchas mais chatinhas de café, molho de tomate e até para o amarelado do tempo, podem ser solucionadas com a receita a seguir: ferva a peça manchada em uma solução de 1 litro de água, cinco colheres de bicarbonato e 1 colher bem rasa de sal. Deixe agir por uma hora e o tecido estará livre de manchas ou branco como antes.

A mesma solução pode ser aplicada para limpar tapetes e carpetes.

6. Retirar mofo

Para retirar o mofo de paredes, roupas e outros itens, utilize solução de água e bicarbonato. Mas fique atento, se a região a ser limpa for frágil, coloque menos bicarbonato na mistura.

7. Lavar roupa

Na hora de lavar a roupa, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio ao sabão que você costuma usar. O produto potencializa o efeito do sabão, tanto a versão líquida, quanto em pó.

8. Eliminar odor de xixi de cachorro

Se o seu cãozinho fez xixi no sofá, ou qualquer outro local proibido, aqui está a receita milagrosa para eliminar o odor. Faça uma combinação de limão espremido, água e bicarbonato de sódio. Depois de limpar a área com água e sabão, detergente ou seu produto de limpeza predileto, aplique essa mistura mágica e se livre do cheirinho. O bicarbonato também contribui para que o cachorro não volte urinar nos locais onde ele foi aplicado,

9. Aromatizador de ambientes

Misture água, bicarbonato e vinagre, você pode e deve acrescentar meia xícara de cascas de laranja, limão ou tangerina. As casquinhas trazem um ótimo aroma cítrico e ainda impedem que o seu cachorro faça as suas necessidades em locais que não deveria. Se não gostar de essência cítrica, você pode adicionar eucalipto, hortelã ou qualquer outra que te agrade. Experimente!

Viu só quanta coisa você pode fazer com bicarbonato em casa? Das manchas em roupas à limpeza em geral, é um desses produtos maravilhosos que não pode faltar de jeito nenhum.(Imovelweb)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*