Procurar Notícia

5 táticas para fortalecer as unhas

Elas ajudam a compor um visual elegante, divertido ou despojado (só depende do seu gosto!). Isso significa que ter unhas fortes e saudáveis vai ajudar você a ficar mais linda
1. Na medida

O tamanho das unhas não tem ligação direta com a saúde delas. Mas é recomendado manter elas sempre aparadas para evitar o acúmulo de sujeira. “Não remover a cutícula também é importante, pois ela é responsável por proteger as unhas de fungos e bactérias. Dessa forma, independente do tamanho delas, se bem cuidadas, podem ser igualmente fortes e saudáveis”, comenta a dermatologista Christiane Gonzaga, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro. Além disso, o formato oval é o mais indicado para evitar que elas encravem e descamem. 
2. Cutículas e manchas

Fique atenta ao excesso de remoção das cutículas, pois isso enfraquece a saúde das unhas. Em excesso, a retirada de pele pode lesar a matriz da unha, principalmente quando for utilizada uma espátula para afastá-las. As manchinhas brancas como ”riscadinhos” em cima das unhas, que popularmente falamos que são “mentirinhas”, correspondem a lesões na região.

3. Hidratação 

Hidratar cutículas e unhas semanalmente é essencial para fortalecê-las. “Aplique um hidratante corporal com uma gotinha de óleo de amêndoas e faça movimentos circulares”, recomenda Gonzaga. Assim, o esmalte vai durar mais, pois um dos fatores responsáveis por sua curta duração é a desidratação da área. Para fortalecer as unhas, opte por produtos específicos, que contêm uma concentração muito pequena de formaldeído (formol). Mas, atenção: “utilize apenas até observar o endurecimento das unhas e depois continue apenas com o hidratante de cutículas”, diz a dermatologista.

4. Produtos 

O uso de produtos químicos, como os de limpeza, afeta a saúde da região: abuse das luvas! Outra questão que potencializa a sensibilidade é o excesso de esmalte — o ideal é retirá-lo pelo menos 24h antes de ir à manicure e neste período hidratar a unha com um óleo ou produto específico para a área. Acetonas e removedores de esmalte causam desidratação nas unhas, por isso o ideal é aplicar um creme logo após utilizá-los. “Prefira usar os removedores livres de acetona em sua composição, pois são menos agressivos e apresentam exatamente o mesmo resultado”, garante Ellen Macedo, da Nails Beauty.

5. Alimentação

Para ter unhas fortes, o ideal é manter o organismo saudável. “O mineral mais importante para evitar o problema é o Zinco. A ingestão de níveis adequados de proteínas também é indicado. Condições como anemia, desnutrição e hipotireoidismo deixam as unhas fracas e quebradiças”, finaliza Gonzaga. (Boa Forma)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*