Procurar Notícia

Inep demite dois funcionários após descobrir falha de segurança no Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na noite desta terça-feira (21) que descobriu uma falha de segurança no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e que dois funcionários foram demitidos.

De acordo com o instituto, o problema foi causado por servidores do próprio órgão e não é de responsabilidade da gráfica Valid Soluções S.A., que foi contratada para imprimir as provas.

O Inep informou que não foi constatado “vazamento” da prova, mas sim uma quebra de protocolo de segurança no transporte dos dados. O instituto ainda estuda se vai precisar fazer uma nova prova ou se manterá o material que já está preparado.
Senha por telefone

O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, diz que a falha ocorreu entre a finalização da prova, que acontece em Brasília, e o envio para a gráfica em São Paulo.

O protocolo de segurança prevê que dois servidores viajem, em voos separados, para fazer a entrega. Um leva a mídia digital, criptografada, e outro leva a senha que abre o arquivo. Essa abertura só é feita em uma sala segura, dentro do parque gráfico.

O problema, segundo Lopes, é que esse segundo funcionário “esqueceu a senha”. E, quebrando o protocolo, ligou para o chefe, que resgatou o código e o repassou por telefone.

O Inep diz que, até onde se sabe, a mídia criptografada não foi aberta. Por isso, ainda não é possível dizer se uma nova prova terá que ser elaborada, ou se o arquivo será mantido.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*