Procurar Notícia

Cientistas apresentam a primeira foto de um buraco negro

Cientistas do projeto Event Horizon Telescope (EHT) revelaram nesta quarta-feira (10) a primeira foto de um buraco negro. O buraco negro fotografado está em na galáxia M87, que fica a 55 milhões de anos-luz de distância da Terra. A massa estimada é de cerca de 6 bilhões de vezes a massa do Sol.

A rara imagem foi capturada graças ao uso de uma rede de oito radiotelescópios em uma colaboração internacional, mais de 200 cientistas trabalharam conjuntamente.

“Nós vimos o que pensávamos ser invisível. Vimos e tiramos uma foto de um buraco negro”, disse Sheperd Doeleman, da Universidade de Harvard.

Segundo os cientistas que participaram do projeto, a imagem o buraco negro ajuda a confirmar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.

“Se imersos em uma região brilhante, como um disco de gás incandescente, esperamos que um buraco negro crie uma região escura semelhante a uma sombra – algo previsto pela relatividade geral de Einstein que nunca vimos antes”, explicou o presidente da EHT Science, Heino Falcke.

Um buraco negro é uma região no espaço onde a força de atração da gravidade é tão forte que a luz não é capaz de escapar, segundo a Nasa. A forte gravidade seria resultado da compressão de matéria em um espaço minúsculo. (R7)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*