Procurar Notícia

Mudanças na alimentação podem evitar o aparecimento das varizes

Elas nem sempre são aparentes. E também não necessariamente causam dor e desconforto em quem as têm. As varizes, vasinhos e veias dilatados que comumente afetam os membros inferiores, são causadas por problemas circulatórios e, apesar de consideradas crônicas (ou seja, sem solução definitiva), podem muito bem ser evitadas e combatidas com hábitos mais saudáveis e uma alimentação equilibrada. Fatores genéticos são os principais desencadeadores das varizes, mas hormônios desregulados (não é à toa que mulheres grávidas sofrem com inchaços nas pernas), pouca hidratação, sedentarismo, tabagismo e obesidade também contribuem para a má circulação do organismo. “Quando há sobrepeso, por exemplo, o maior volume abdominal faz com que haja um aumento na pressão dos membros inferiores, dificultando o retorno venoso”, explica a cirurgiã vascular Cláudia Fiorini, de São Paulo. Sim, a gente sabe que ainda não existe um método milagroso que acabará com o problema de uma vez por todas. Mas fazer exercícios regularmente, tomar muita água e manter a dieta em dia são práticas de sucesso para adotar na rotina já. Ainda mais se seu cardápio estiver repleto destes alimentos aqui:
Fibras

Se o intestino não trabalha bem, parece que o corpo todo sente, não é? E o bom funcionamento do sistema digestivo ajuda a manter a circulação sanguínea em dia. “Além disso, a prisão de ventre causa um aumento da pressão abdominal, o que consequentemente prejudica nossas coxas e pernas”, diz Cláudia. O segredo para isso não ocorrer é apostar nas fibras. “Vá nas folhas verdes-escuras e em muita água”, explica a nutricionista Maria Clara Pinheiro, do Rio de Janeiro. Aliar o consumo do líquido com as fibras é imprescindível, caso contrário, o efeito pode ser bem indesejado: ficar dias sem ir ao banheiro! Alguns exemplos são: couve, grãos e farelos no geral (aveia, arroz integral, linhaça) e os cereais.
Alimentos anti-inflamatórios

A gente já sabe que sal em excesso contribui muito para a formação dos edemas (retenção de líquido) e, consequentemente, para o inchaço dos membros. Substituí-lo por especiarias na hora de temperar a comida pode ser uma boa opção para você. “A cúrcuma, além de saborosa, possui ações anti-inflamatórias”, diz Maria Clara. E preferir as comidas que trazem esse benefício também é ótimo para combater as varizes. Elas promovem uma limpeza dos vasos sanguíneos e diminuem os riscos de inflamações. Valem os peixes ricos em ômega 3 (atum, salmão, sardinha), linhaça e cebola.
Alimentos antioxidantes

E para veias e vasos não dilatarem, nada melhor do que fortalecê-los. Esse é o papel dos antioxidantes. “Eles ajudam a proteger as paredes venosas”, explica a nutricionista. Você pode encontrar a propriedade as frutas vermelhas (morango, ameixa, framboesa), frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola, kiwi) e aquelas com licopeno (melancia e tomate).
Potássio

Ele disputa com o sal na concentração sanguínea: quanto mais potássio presente no sangue, menos sal, e vice-versa. Portanto, nada melhor do que apostar na banana, damasco, abacate, melão e na beterraba para dizer adeus à retenção! (Boa Forma)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*