Dicas de saúde: O que é Artrose?

A artrose é um quadro inflamatório e degenerativo da articulação, de caráter progressivo e irreversível, que pode culminar em dor crônica e deformidade na articulação acometida.

A essência dessa alteração nos joelhos é a perda da homeostase, ou seja, da adequada interação e funcionamento das estruturas que compõem o joelho, sendo elas: o menisco, a cartilagem e o osso subcondral (aquele que está adjacente à cartilagem). A artrose de joelhos é uma alteração bastante comum, sendo mais prevalente na população com idade acima dos 60 anos e acomete mais frequentemente as mulheres do que os homens, numa proporção de 70% mulheres e 60% dos homens.

O objetivo do tratamento não cirúrgico é livrar o paciente da dor. E para isso, algumas medidas comportamentais ajudam no controle dos sintomas, sendo elas:

1- Perder peso

2- Alongamento: uma das principais causas de dor na artrose é o encurtamento muscular

3- Evitar caminhada por longas distâncias: a caminhada como atividade física na artrose de joelho não é um bom exercício, pois sobrecarrega a articulação. As atividades físicas mais recomendadas são as atividades na água, como hidroginástica

4- Colocar gelo 
5- Alimente-se bem: o idoso apresenta diminuição da massa muscular com o passar do tempo, precisando de uma maior ingesta de proteína que o paciente jovem para manter sua massa muscular. A fraqueza muscular é uma importante causa de dor na artrose.

Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*