Procurar Notícia

Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde

Uma nova pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que quando os alimentos são consumidos depois do jantar ou em qualquer horário fora do seu ritmo normal, o corpo fica pré-disposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia. Até o momento, a maioria dos estudos tinha sido realizados com animais ou trabalhadores noturnos. Os estudos com este grupo mostram que o alimento é processado de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais, atividade física, absorção e digestão dos alimentos. Já o novo levantamento, realizado com humanos, revela que comer tarde da noite pode não só elevar o ganho de peso, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o risco de doença crônica. “As pessoas tendem a escolher os alimentos mais palatáveis, como doces e salgados calóricos quando elas estão cansadas ou passaram o dia com algum tipo de restrição alimentar”, diz Kelly Allison, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Para não atacar a geladeira e comprometer a sua dieta, os especialistas sugerem quatro truques:

1. “Não restrinja o que você come durante o dia, de forma tão severa. Assim, você não terá que controlar-se tanto à noite e também não vai ficar preocupado com sensação de fome e possível ataque. A maioria das pessoas que está de dieta diz que o momento mais difícil do dia é pós-jantar”, diz Traci Mann, professora de psicologia na Universidade de Minnesota.

2. “Não tenha junk food e guloseimas tentadoras em casa. Se eles não estão no armário, na geladeira ou freezer, você não terá vontade de comer”, afirma Traci.

3. “Quando o assunto é um prato cheio de calorias, a hora do almoço é melhor do que o jantar. E pare de comer três horas antes de dormir”, explica Steven Shea, diretor do Instituto de Ciências e saúde, da Oregon Health & Science University.

4. “Se sentir fome depois do jantar, aposte apenas em lanches pequenos com, no máximo, 200 calorias, diz o nutricionista Joy Dubost, de Washington. (Boa Forma)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*