Procurar Notícia

Limão é um excelente aliado na limpeza da casa

Muitas vezes, nem passa pela nossa cabeça que alguns ingredientes que temos na cozinha podem ser ótimos aliados na limpeza da casa. Bicarbonato de sódio pode desentupir pias, catchup serve para limpar objetos de cobre e vinagre ajuda a eliminar manchas de gordura. Mas você sabe quais são os usos do limão na higiene do seu lar? Por conter uma alta concentração de substâncias ácidas, a fruta serve como um poderoso antibactericida que combate as impurezas que normalmente existem nos ambientes da casa. Dessa maneira, o limão pode ser usado para limpar superfícies, eliminar odores e esterilizar objetos. 

Abaixo, você confere a lista completa de utilidades do limão:

Dê brilho aos metais 
Cobre, latão e cromo são metais que neutralizam o efeito de polidores químicos, mas podem ganhar muito com a ação do limão. Para potencializar o resultado, experimente colocar um pouco de sal em cima de meio limão. Os grãos de sal farão uma espécie de esfoliação na superfície e darão ainda mais brilho.

Limpe o forno de micro-ondas 
É comum que o cheiro de alguns alimentos – como pipoca, pizza ou lasanha – fique impregnado no forno de micro-ondas. Para eliminar esses odores, a dica é cortar fatias finíssimas de limão e colocar em vasilha compatível com o forno. Depois, encha com água quente, coloque no micro-ondas e aqueça por um minuto em alta potência. As propriedades antibactericidas da fruta esterilizarão o aparelho e a umidade da água ajudará a soltar restos de alimentos. Após isso, basta limpar com um pano úmido. 

Cuide do banheiro 
Em vez de passar produtos químicos fortes nos azulejos, portas e cantinhos do banheiro, use um método natural. Coloque o suco de seis limões em um borrifador e use em todas as partes necessárias. O ácido cítrico quebrará os depósitos de água e eliminará manchas e acúmulos de sujeira, além de esterilizar o espaço. 

Substitua o detergente 
Quando acabar o produto que você utiliza para lavar louças, recorra ao limão! Basta despejar bicarbonato de sódio sobre meio limão e usá-lo como se fosse uma esponja. A fruta dissolverá a gordura, dará brilho às panelas e deixará um aroma fresco nas suas mãos. 

Desodorize as roupas sujas 
É natural que algumas peças de roupas fiquem mal cheirosas por causa do suor do corpo ou dos odores de ambientes externos. Para eliminar esses cheiros das suas peças, adicione uma colher de chá de suco de limão ao sabão na hora da lavagem. Essa atitude simples deixará meias, camisetas e outras peças muito mais frescas e limpas. 

Limpe as janelas 
Para resolver o problema das janelas, basta misturar quatro colheres de sopa de suco de limão com cerca de dois litros de água. O ácido cítrico dissolverá a sujeira, eliminará as manchas de água e deixará sua janela brilhando. 

Esterilize sua tábua de cortar 
Para garantir a higiene dos seus alimentos, esprema meio limão na superfície da sua tábua de cortar. Deixe o suco da fruta sobre a tábua por cerca de dez minutos ou até que seja absorvido. Em seguida, esfregue a fruta em todo o utensílio para eliminar as bactérias. Essa dica funciona bem com tábuas de madeira, mas também pode ser feita com utensílios plásticos. 

Alcance lugares difíceis 
Prepare uma pasta com borato de sódio e suco de limão. Com o auxílio de uma escova de dente, use a mistura para esfregar azulejos e quaisquer outras partes difíceis de alcançar.

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*