8 truques para fazer com sal

FORMIGAS - Não deixe as formigas fazerem piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia. Para isso, coloque um pouco de sal comum salpicado nas áreas onde há carreiras de formigas e também nos rodapés dos cantos dos armários. Vale ainda usá-lo nos esconderijos por onde elas costumam passar. É tiro e queda.

GELADEIRA - Quer uma dica eficaz para limpar a geladeira? Segundo a organizadora doméstica Maria Eugenia Cerqueira basta misturar sal fino com bicarbonato de sódio. Além de limpar, vão perfumar o interior da geladeira."A prática tem a vantagem de não arranhar o esmalte do revestimento, como fazem alguns produtos mais fortes da limpeza", afirma.

PANELA DE FERRO ENGORDURADA - Quer limpar panelas de ferro engorduradas, sem muito esforço? Para facilitar a tarefa, esfregue - com um papel toalha - um pouco de sal na panela de ferro antes de lavá-la. O mesmo sistema, explica Maria Eugenia, ajuda a remover restos de alimentos grudados também em panelas comuns e frigideiras. Mas atenção: isso não vale para utensílios com camada antiaderente, ok?

ERVA DANINHA - Se você gosta da calçada ou a fachada da sua casa cheia de ervas daninhas, ótimo. Mas se não curte uma paisagem assim, o sal pode ajudar. Ferva ¼ de litro de água e acrescente duas colheres de sopa de sal e cinco colheres de sopa de vinagre. Ainda quente, derrame a mistura diretamente sobre as ervas daninhas, que nascem em rachaduras de calçadas e outros cantos.Assim, você vai impedi-las de crescer.
CHEIRO DE CEBOLA NA MÃO - Não há o que fazer: se você não corta a cebola com luva, é certo que o cheiro ficará nas mãos. Mas se esfregar as mãos com sal e limão, o cheiro vai sumir. Só tenha cuidado se estiver ao ar livre porque, sob o efeito de luz solar, o limão pode provocar manchas escuras e queimar a pele. Se quiser se livrar do hálito de cebola morda, algumas vezes, uma fatia de limão coberta com uma camada fina de sal e escove os dentes em seguida, claro.

VASSOURAS E ESPONJAS - "Prolongue a vida útil das vassouras mergulhando-as, antes do uso, em água salgada quente. No caso das esponjas, faça o mesmo, porém, a água deve ser fria", recomenda a especialista em organização doméstica Maria Eugenia Cerqueira. Ela dá a dica no livro "Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver problemas domésticos de toda ordem.

OBJETOS DE COBRE E BRONZE - Você tem alguns objetos de bronze ou cobre em casa que precisam de um brilho? O sal é um poderoso aliado.Esfregue estes objetos fazendo uma pasta com sal, farinha de trigo e vinagre, em partes iguais. Lave, a seguir, e dê brilho com uma flanela seca. Use a mesma pasta para esfregar os móveis de vime, deixando-os novinhos outra vez.

CARPETES - As cores dos carpetes podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de água e sal. Além disso, você sabia que as traças não gostam de sal? "Portanto, o segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água, quentes, antes de colocar o carpete", completa Maria Eugenia. (MSN)

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*