4 atitudes inteligentes para não se endividar no cartão de crédito

As dicas são do economista Samy Dana, professor de economia da Fundação Getulio Vargas, da planejadora financeira Maria Angela Nunes, sócia da Moneyplan, consultoria financeira e da consultora de psicologia econômica Vera Rita de Mello, todos de de São Paulo. 



1. Cuidado com as parcelas : Muitas pessoas olham apenas a compra que estão fazendo no momento e as parcelas relativas a ela, se esquecendo das compras feitas anteriormente. Você precisa pensar no todo. Anotar todas as compras e estipular um valor para gastar no crédito pode ajudar.

2. Dentro do orçamento: Não é todo mundo que pode ter um limite de 20 mil reais no cartão. O ideal é que o valor seja de no máximo 30% a mais que seu salário. Ou seja, se ganha 5 mil por mês, seu limite deve ser de 6 500 reais.

3. Menos é mais: Tenha, no máximo, dois cartões com datas de vencimento diferentes. Mas isso não quer dizer mais limite, ok? Divida os 30% pelos dois cartões, ou seja: 15% em um e 15% no outro.

4. Longe da carteira: Para quem é muito impulsivo, o ideal é deixar o cartão fora da carteira, como numa gaveta em casa. Faz você pensar antes de comprar.

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*