SAÚDE: Perguntas e Respostas

Por que a hipertensão causa envelhecimento precoce?
O nosso coração é como uma bomba de água, que tem de trabalhar com uma força adequada para gerar uma pressão também adequada. Se a bomba trabalhar forçada, gerará uma pressão inadequada e precocemente se deteriorará, levando também à deterioração toda a canalização.
A bomba que é o nosso coração depende de vários fatores para funcionar adequadamente, para manter um fluxo de sangue com uma pressão adequada para todo o nosso organismo. Pois, se assim não for, também precocemente se deteriorará e, consequentemente, todo o sistema arterial que supre o nosso organismo, desde o cérebro até as extremidades dos membros inferiores. Ocasionando, portanto, alterações precoces no cérebro, como os derrames, nos olhos, como cegueira, no coração, levando ao infarto, angina, arritmias, nos rins, levando a insuficiência renal, e nos membros inferiores, levando a alterações circulatórias. Portanto, pressão arterial 12 por 8 durante a vida é um objetivo que todos os hipertensos devem atingir para que o envelhecimento precoce não ocorra.
Margareth Assad Cavalcante
Docente responsável pela disciplina de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste – Presidente Prudente – SP / Coordenadora do curso de Especialização em Cardiologia da Universidade do Oeste Paulista. – Presidente Prudente – SP / Vice-presidente da Regional Socesp de Presidente Prudente – SP

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*