Fortaleça seu corpo com alimentação contra a gripe

Quando o assunto é saúde e prevenção de doenças, a melhor arma é a alimentação. Afinal, é nos nutrientes dos alimentos que encontramos as vitaminas e propriedades capazes de aumentar nossa imunidade, criando defesas orgânicas.
No caso da gripe, duas especialistas em nutrição com quem o R7 conversou ensinam que o ideal é priorizar os grupos de alimentos que ajudam a evitar ou amenizar os sintomas. É o que diz a nutricionista Carolina Correia de Oliveira, do Hospital Santa Catarina.
- Há uma grande variedade de alimentos que podem fortalecer o sistema imunológico. Se a pessoa tiver uma alimentação bem balanceada, consumindo frequentemente frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, ela está protegida. Já se a pessoa tem uma alimentação deficiente, trazer alimentos ricos em vitaminas A, C, E, ácido fólico e minerais como zinco e selênio vai ajudar na recuperação.

Fique por dentro de alguns alimentos fáceis que previnem e espantam a gripe
Os alimentos mais indicados ao combate à gripe têm em comum suas fortes propriedades antioxidantes. Por isso que as sopas de legumes e, especialmente, a canja de galinha, são boas opções. O toque é da nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos, da Unifesp.

- A canja de galinha colabora contra a gripe porque ela combina os nutrientes dos legumes que vão na receita com as propriedades da carne de frango, rica em zinco. Além disso, o calor do cozimento previne contra o acumulo de muco nasal nos pulmões. E a cisteína, aminoácido encontrado no frango, torna o muco menos espesso, facilitando a desobstrução dos pulmões.
Segundo ela, as sopas também ajudam a acalmar a garganta. O sal, presente na receita, se usado com moderação, pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre. A nutricionista aproveita e chama atenção para as carnes magras em geral, a exemplo do peixe.

- Entre as fontes de proteínas, as carnes magras são ótimas parceiras. Os níveis de ferro encontrados nesses alimentos ajudam a manter forte o sistema imunológico.
Outros alimentos eficazes no combate à gripe são o gengibre e o alho. Este último, capaz de destruir alguns vírus da gripe e tido como excelente oxidante; a mostarda e a pimenta, por sua vez, são donas de substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas.
Como o alho em seu estado mais próximo do natural é um ingrediente indigesto para o consumo, a dica de Carolina Correia é usar em refogados.

- Quanto menos processado, mais o alho reserva as propriedades que interessam à saúde. Minha sugestão é refogá-lo levemente junto de folhas como a couve, a mostarda, o espinafre e o brócolis, e assim fazer a combinação das vitaminas. Também dá para refogar com pimentão vermelho, rico em vitamina C.
Uma grande aliada antigripe é, a propósito, a vitamina C, indispensável para a produção de glóbulos brancos. É aqui que entra a importância dos sucos naturais. Laranja, limão, acerola, caju, tomate cru, kiwi e morango são boas fontes e fáceis de encontrar e fazer.




©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*