Esgotamento mental não é frescura; saiba como combater o problema

O cansaço mental pode ser sentido quando, além do esgotamento físico, você sente falta de estímulos para interagir socialmente, percebe ansiedade e estresse sem motivos aparentes, irritabilidade e também dificuldade de concentração e memorização. Esses sintomas podem ser facilmente confundidos e tratados por seus sintomas físicos, mas o problema, ao ser identificado, deve ser solucionado. Ele pode ser provocado por excesso de demandas, sejam elas pessoais ou profissionais, pressão social, cobrança, autocrítica exagerada, alimentação inadequada, sedentarismo e sono desregulado. Para melhorar o quadro, é possível adotar medidas simples para combater o problema sem necessariamente tomar remédios, confira a seguir:

1) Uma rotina de sono é essencial. Faz bem manter a disciplina do horário de descanso, dormindo sempre no mesmo horário e em um ambiente livre de barulhos e sem forte iluminação, para que o relaxamento seja total.

2) Um cardápio equilibrado e cheio de nutrientes também ajuda a evitar o cansaço mental. Evite exageros nas refeições e fuja de dietas restritivas que te deixam com fome.

3) De acordo com o site Vix, beber bastante água, mantendo a média de dois litros por dia ajuda a evitar a desidratação, que causa dores de cabeça, fome exagerada, e prejudica a concentração.

4) Movimentar o corpo é essencial. O sedentarismo causa prejuízos para o corpo e para a mente e por isso, mesmo que não tenha tempo para frequentar a academia todos os dias, procure fazer caminhadas, passear pela rua, entre outras atividades.

5) Práticas simples de relaxamento e meditação podem ajudar. Permanecer de olhos fechados durante 5 minutos em um ambiente claro e tranquilo já ajuda a aliviar as tensões.

6) Aprenda a respirar corretamente e de forma consciente. Ao longo do dia, procure inspirar pelo nariz e expirar pela boca, sentindo o ar entrando e saindo. Essa prática promove o relaxamento imediato e ajuda a combater o cansaço mental de forma simples.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*