CORPO E DIETAS: Atividades físicas e prevenção

O grande pilar da vida saudável é a atividade física regular, prática que aumenta a auto-estima.

Atividades físicas e prevenção

Durante muitos anos, definiu-se como Medicina Preventiva aquela que apenas realizava a prevenção das doenças. Hoje, esse conceito vai além e inclui também as medidas pró-ativas que devem ser uma constante na vida de todos.
O grande pilar da vida saudável é a atividade física regular. A prática de exercícios aumenta a auto-estima, fazendo com que o indivíduo se preocupe mais com a saúde, a beleza, o corpo e se mantenha distante das práticas viciosas, como o uso excessivo do álcool e o tabagismo.
De acordo com o consultor, uma pessoa magra e sedentária apresenta mais risco de vida que um obeso fisicamente ativo. Estudos já comprovaram que, quanto maior a capacidade física, menor o risco de morte por doenças. "É por isso que a educação para as atividades físicas deve ser iniciada desde os primeiros anos de vida", reforça Dr. Júlio Neves.

•Uma pesquisa publicada na edição de agosto de 2001 no American Journal of Epidemiology revelou de uma maneira definitiva que a atividade física reduz a incidência de câncer de mama após menopausa. Foram analisados dois grupos de 1200 mulheres Canadenses e avaliadas quanto à atividade física, sendo que os dois grupos foram bem semelhantes com relação à todas as outras variáveis. O grupo que era fisicamente ativo apresentou incidência 30% menor de câncer de mama após a menopausa. Outros estudos já foram publicados na literatura e revelam incidência menor de outros tipos de câncer em indivíduos fisicamente ativos. Fonte: http://www.superacao.net/

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*