RECEITA: Panqueca de ricota

Ingredientes da Panqueca:
1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
8 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio: 1 e 1/2 xícara (chá) de ricota passada pela peneira
1 lata de atum sólido com baixo teor de sódio ao natural Gomes da Costa
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
pimenta do reino a gosto

Molho de tomate: 1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
4 tomates maduros e firmes, sem pele, picados
manjericão fresco a gosto

Modo de preparo da Panqueca: Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Unte com margarina uma frigideira antiaderente (com cerca de 13 cm de diâmetro de base). Acrescente 2 colheres (sopa) de massa. Mexa a frigideira de maneira que a massa ocupe todo o fundo. Cozinhe até as bordas começarem a dourar. Vire a panqueca com o auxílio de uma espátula e doure do outro lado. Prepare 8 panquecas ou até terminar toda a massa. Empilhe os discos e reserve em local aquecido.

Recheio: Numa tigela misture a ricota, o Atum Gomes da Costa escorrido, o cheiro verde e o creme de leite. Tempere com pimenta a gosto.

Molho: Aqueça o azeite e doure o alho. Junte os tomates e o manjericão. Cozinhe em fogo baixo, panela tampada, por cerca de 15 minutos ou até os tomates começarem a desmanchar. Se necessário acrescente um pouco de água.

Montagem: Recheie cada disco (quente) com cerca de 2 colheres (sopa) do recheio de ricota. Enrole como uma panqueca. Num refratário distribua as panquecas lado a lado e cubra com o molho de tomate fervente. Sirva em seguida. Se preferir, substitua o creme de leite no recheio de ricota por requeijão. Você também pode montar as panquecas com antecedência, cobrir e levar ao forno para aquecer.
Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 20 minutos

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*