SAÚDE: Pergunta e Respostas

Por que a hipertensão causa infartos?
A pressão alta é uma alteração na circulação que ocorre quando já temos outras alterações nos vasos sanguíneos, como uma maior rigidez destes e certo grau de lesão nas células que revestem os vasos, aumentando o risco de formação de coágulos que entopem as artérias, causando infartos. Pessoas com pressão alta geralmente possuem outras condições de risco, são obesas, bebem em excesso, são mais sedentárias e muitas vezes têm diabetes ou pré-diabetes. Além disso, é comum a presença de alterações do colesterol, principalmente um nível mais baixo do bom colesterol (HDL-colesterol) e aumento do colesterol ruim (LDL-colesterol).

Por todos esses motivos, as pessoas com pressão alta têm mais propensão aos infartos. Além disso, todos esses fatores determinam uma maior aceleração da aterosclerose (deposição de gordura na parede dos vasos). 
A aterosclerose causa inflamação nos vasos e predispõe a um maior risco de formação de coágulos nesses locais. Assim, quando uma pessoa recebe a notícia de que tem pressão alta, as chances para um ataque cardíaco são maiores e a necessidade de tratamento rigoroso da pressão se impõe. Esse tratamento é tanto mais abrangente quanto maior o risco de infarto; este último também será maior quanto maior o número de alterações presentes. Mesmo para aqueles que não têm outros fatores de risco associados, a própria idade constitui um importante fator de risco. De fato, à medida que envelhecemos, diminuem nossas defesas para um ataque cardíaco; em vários estudos se comprovou a necessidade de tratamento da pressão alta, mesmo em indivíduos com idade avançada.
Francisco Antonio Helfenstein Fonseca - Professor afiliado, livre docente da disciplina de Cardiologia – Universidade Federal de São Paulo

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*