Atividade física na infância

A prática de exercícios físicos durante a infância é primordial para o desenvolvimento saudável.

Estudos mostram que, atualmente, as crianças praticam menos atividades físicas do que antigamente. Trocar a piscina pelo videogame e o futebol pela internet são atitudes cada vez mais comuns entre os pequenos. No entanto, está comprovado que se exercitar, não apenas através de um esporte, mas de brincadeiras e jogos, faz bem para a coordenação motora e para o desenvolvimento intelectual.

A falta de exercícios físicos na infância pode causar obesidade, sedentarismo, problemas no desenvolvimento afetivo-social e até falta de auto-estima, estresse, empobrecimento da criatividade e prejuízo na coordenação motora. É comprovado que uma criança fisicamente ativa tem grandes chances de se tornar um adulto ativo. Sendo assim, promover a prática regular de exercícios físicos na infância contribui também para a qualidade de vida na fase adulta. 

Os pais devem saber se seus filhos possuem um desenvolvimento motor normal para sua idade, além de observar outros parâmetros, como o fato da criança ter patologias ou limitações que façam com que possa haver restrições no desenvolvimento das atividades físicas. Para verificar estes fatores, nada melhor que um acompanhamento médico regular.

Entre os benefícios dos exercícios físicos estão o repertório motor e a capacidade de se desenvolver como ser humano. A criança, quando joga com os colegas, aprende regras e as transfere para o convívio social. Elas aprendem a respeitar os outros. Além disso, é importante receber os estímulos que as atividades físicas produzem no corpo e na mente, porque motivam a auto-estima e o poder de realização.

Assim como fazer atividades físicas, dormir bem, ter uma alimentação saudável e separar um período para estudo são itens fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças. É recomendável separar de duas a quatro horas por dia, em alguns dias da semana, para praticar exercícios físicos, incluindo hobbies e esportes.

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*