Um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, considerada a doença do coração mais frequente entre os brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, um em cada quatro brasileiros adultos é diagnosticado com hipertensão. A data tem como objetivo alertar a população sobre os males causados pela patologia. A hipertensão é o aumento da força que o sangue bombeado pelo coração exerce contra a parede das artérias para irrigar os outros órgãos ou movimentar-se, ou seja, as artérias apresentam resistência para a passagem do sangue, exercendo pressão igual ou superior a 140/90mmHg (quando 120/80mmHg – ou 12 por 8 – é considerado normal). De acordo com o Dr. Élcio Pires Junior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, qualquer pessoa pode apresentar picos de pressão em situações de estresse ou pós exercícios físicos intensos.

No entanto, para ser considerado hipertenso, o paciente deve apresentar pressão acima do normal na maior parte do tempo. “A hipertensão é silenciosa e crônica, uma vez adquirida é possível controla-la, porém não há cura, por isso, a prevenção é a melhor forma de combate-la”, explica Dr. Élcio. Confira abaixo algumas dicas selecionadas para você se precaver dela:

1. Não fume – o tabaco e outras substâncias presentes no cigarro elevam a pressão imediatamente.

2. Evite o estresse – controle suas emoções e procure relaxar, pois as sobrecargas podem acarretar em hipertensão e outras doenças cardíacas.

3. Controle o seu peso corporal – geralmente peso alto é sinônimo de pressão alta devido à dificuldade que o coração de um obeso tem para bombear o sangue.

4. Pratique atividades físicas – exercitar-se contribui para a melhoria do sistema circulatório. Mas, antes de iniciar qualquer prática, consulte um especialista.

5. Reduza o consumo de sal – o sal em excesso aumenta a retenção de líquido, o que ocasiona a hipertensão. E atenção, deve-se observar não apenas a quantidade de tempero utilizada no preparo das refeições, como a ingestão de alimentos processados, embutidos, enlatados, refrigerantes e demais produtos com elevado teor de sódio.

As dicas oferecidas até agora são bem comuns quando se fala em pressão alta, mas há outras atitudes bem menos prováveis que também contribuem:

6. Abaixe o volume – por incrível que pareça, a exposição diária acima de 60 decibéis aumenta o risco de hipertensão.

7. Aproveite e escute uma música relaxante – músicas calmas melhoram a respiração e o coração.

8. Atente-se para a sua postura – sentar-se de forma ereta permite que a pressão se mantenha sem alteração, ao curvar os ombros e posicionar a barriga para a frente, a pressão sanguínea aumenta. (Noticias ao Minuto)

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*