Importância do aquecimento antes da atividade física

O aquecimento é importante e indispensável antes de qualquer atividade física, pois ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo. O principal objetivo de se fazer o aquecimento antes da atividade física é preparar o corpo para a atividade física, ele visa obter o estado ideal físico e psíquico, a preparação para os movimentos e prevenir lesões.
Existem também dois tipos de aquecimentos: o aquecimento geral, que um aquecimento que procura movimentar um todo, fazendo um exercício que trabalhem vários músculos. E o aquecimento especifico, que utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Por isso é tão importante fazer o aquecimento antes de qualquer atividade física, pois ele previne muitas coisas que as pessoas nunca acham que poderá acontecer com ela. 

Existem também fatores que influenciam no aquecimento:
A idade, pois com uma pessoa mais idosa tem que ter mais cuidado; Estado de treinamento, pois á pessoas que já faz tempo que treinam então aguentam um ritmo mais forte de aquecimento; a Disposição psíquica, a falta de motivação reduz o aquecimento; Período do dia, o aquecimento pela manha deve ser mais longo e gradual, pela tarde deve ser mais curto, já a noite deve seguir o mesmo ritmo da manha; Modalidade Esportiva deve ser realizado de acordo com a modalidade esportiva que ira ser praticada; Temperatura ambiente, com o tempo mais quente o aquecimento deve ser reduzido e em tempo frio deve ser alongado; e o Momento de Aquecimento, que o intervalo do aquecimento e inicio da atividade deve ser de 5 á 10 minutos, e o efeito do aquecimento perdura de 20 á 30 minutos, após 45 minutos o corpo já retoma a sua temperatura normal.




©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*