Está sempre com fome? Saiba qual pode ser o culpado

Você sente muita fome? Talvez você esteja consumindo muito sódio. O alimento, apontado como um dos maiores vilões da saúde no momento, também pode atrapalhar a dieta e não só pela razão comumente associada a ele, o inchaço. Um novo estudo, publicado recentemente no periódico científico Journal of Clinical Investigation, sugere que a ingestão de grandes quantidades de sódio aumenta a sensação de fome, o que pode contribuir para o ganho de peso. Além disso, ao contrário do que diz a sabedoria popular, o consumo de altos níveis da substância pode fazer você beber menos líquido e não mais, segundo informações do site especializado Health.com. No estudo, pesquisadores alemães e americanos acompanharam dez astronautas russos que participaram de programas de simulação de voo entre 2009 e 2011. Na época, os homens estavam vivendo em ambientes estritamente controlados, o que tornava-os participantes ideais para pesquisas metabólicas e nutricionais. O objetivo dos autores foi analisar o que aconteceria no corpo dos astronautas após uma redução gradual na quantidade de sódio ingerida diariamente de 12 gramas (quantidade média da dieta russa) para 6 gramas (quantidade recomendada por especialistas em saúde).

Resultados surpreendentes: Para surpresa dos pesquisadores, os resultados mostraram que os participantes bebiam menos água quando ingeriam maiores quantidades de sal. Essa descoberta podia ter duas explicações: ou seus corpos estavam conservando ou produzindo mais água, em vez de expeli-la junto com o sal, como os pesquisadores esperavam que acontecesse. “Faz sentido que em uma dieta rica em sal o corpo queira prevenir a perda de água. Então os rins precisam encontrar uma forma de aumentar a quantidade de água e, se você tem um alto teor de água no corpo, você sentirá menos sede”, disse Jens Titze, um dos autores do estudo e professor de medicina, fisiologia molecular e biofísica na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Aumento da fome: Os voluntários também relataram sentir mais fome quando estavam na dieta com alto teor de sódio, apesar de ingerirem a mesma quantidade de calorias e nutrientes da alimentação com menos sal. Uma possível explicação para isso é que o corpo gasta mais energia para conservar a água. “Eu acredito que se nós tivéssemos oferecido mais comida aos cosmonautas, eles teriam comido demais e ganhado peso”, disse Titze.

0 comentários:

Postar um comentário

©Site fundado: 09/10/2008 - Por: *Valter Egí - Todos direitos reservados à Jacobina News*